Não apenas os apreciadores da boa culinária têm que agradecer a "Cooking Mama". A Majesco, distribuidora da série, saiu do vermelho para o azul graças à performance do simulador de cozinha, que vendeu dois milhões de cópias. "World Kitchen" dá continuidade ao sucesso da fórmula, mas não deixa de lado alguns ajustes e novidades, como uma apresentação visual totalmente em 3D.
Novamente o Wii Remote é a estrela da cozinha virtual, fazendo as vezes de espátula, faca, frigideira, rolo de macarrão e por aí vai. De acordo com a distribuidora, uma reformulação na mecânica vai tornar os controles ainda mais fáceis e divertidos, embora detalhes específicos não tenham sido divulgados.
Além de reforçar a personalidade de Mama enquanto personagem, o jogo traz novos pratos e surpresas para os bem humorados minigames. Na verdade, são os eventuais (e prováveis) erros no preparo dos quitutes que dão início aos minigames: por exemplo, se você jogar um hambúrguer muito para o alto, na hora de virá-lo na frigideira, terá que controlar Mama na tentativa de salvar a carne.
Em "World Kitchen", o utensílio que transforma o Wii Remote em uma espécie de frigideira é utilizado com mais ritmo e movimento.