Wesllynton, sem perceber, você mesmo respondeu sua dúvida. O Próprio GMail faz o que você quer. Olhe nas opções do menu à esquerda. Logo após a lixeira existe o item contatos. Nele é possível salvar múltiplos números de telefone, detalhes sobre a pessoa, múltiplos endereços, foto do contato, além dos diferentes tipos de comunicadores instantâneos usados. Observe ao lado como é a aparência da agenda de contatos do GMail.
É possível criar grupos de contato para facilitar a organização, e ele também tem ferramentas de importar contatos originados pelo MS Outlook e efetuar o fluxo inverso, ou seja, exportar seus contatos. Existe ainda um assistente de impressão que permite imprimir todos os contatos ou apenas um grupo específico.
>>> Rede sem fio segura
“Estou tentando montar uma rede sem fio em minha casa. Tenho um modem da Net e um roteador sem fio da Linksys. Consigo acessar a internet, pois a rede está aberta a todos. Porém, eu gostaria de restringi-la somente para uso de dois laptops em minha residência. Como faço para proteger minha rede para que somente nossos laptops a acessem?”
Rafael Reis
Rafael, você está com sorte. Meu roteador WiFi também é Linksys. Siga os passos:
· Abra seu navegador (Internet Explorer ou Firefox);
· Acesse o endereço:
http://192.168.1.1· Se você nunca alterou os dados do roteador, o usuário padrão é admin com a senha admin. Caso não seja, confira o manual do produto.
· Clique em Wireless (menu superior em preto);
· Clique em Wireless Security;
· Configure:
· Security Mode: WEP
· Encryptation: 128 Bits
· Passphrase: coloque uma senha, que pode ser uma frase. Para uma senha mais segura, confira minhas dicas neste post.
· Após inserir a senha, clique no botão generate
· O sistema irá gerar um valor em Web Key 1, misturando letras em números em um código mais ou menos assim: 950ae7f847548aa0e34e5cfdee. O código será sua chave de acesso WiFi. Anote-a. Quando for conectar um PC à rede, essa chave será fundamental para o processo. Sem ela, nada feito.
>>> Vídeo de ponta cabeça
“Por favor, me ajude. Quando baixo filme da máquina digital, ele sempre entra invertido (cabeça para baixo). Por quê? Como faço para isso não acontecer?”
Ilcene Fatima Kossta Martins
Ilcene, geralmente esse problema acontece por falta de um Codec – codificadores e decodificadores. Eles servem para que os visualizadores de vídeo consigam entender os inúmeros tipos de propriedades e modelos de compactação dos arquivos de vídeo. Por isso recomendo que instale em seu PC um pacote de codecs denominado K-Lite Codec Pack. A instalação é simples, e ele vem com um tocador de musica e vídeo chamado Media Player Classic, mais leve que o Windows Media Player.
>>> Windows limitado
“Gostaria de saber por que o Windows XP Starter Edition me permite abrir apenas três janelas de cada programa por vez. Isso me incomoda um pouco, mas já me acostumei.”
Hamanda
Hamanda, o Windows XP Starter Edition é uma versão mais simples voltada a computadores de baixo custo. Foi a forma que a Microsoft encontrou de agregar valor a um segmento emergente de mercado de computadores populares. Ele realmente tem essa limitação em relação ao número de programas executados simultaneamente, além de outros obstáculos. Neste link você pode ler mais detalhes dessa versão do Windows. E neste link você compara as limitações dele com a versão mais avançada: XP Home Edition. Essas observações também valem para quem tem o Windows Home Basic. Para saber detalhes desta versão, clique aqui. Só existe um meio de mudar isso, Hamanda: trocar o sistema operacional por outra versão.
>>> Tomando choque
“Meu gabinete dá choque quando eu encosto nele. Isto é normal? O que devo fazer?”
Carlos José
img01_fioterra_020508.jpgCarlos, o principal motivo desses choques é falta de aterramento, o famoso fio terra. Infelizmente, a imensa maioria dos computadores está ligado a instalações elétricas sem aterramento, e muitas pessoas ainda tiram o pino de aterramento dos campos de força dos dispositivos eletrônicos.
No seu caso, existem duas soluções: a primeira é saber se na sua casa ou condomínio existe o devido aterramento da rede elétrica. Outra coisa é sempre tocar nos dispositivos elétricos/eletrônicos usando sapatos. Também é prudente verificar se as conexões dos cabos estão bem feitas, se o conector está inserido em sua totalidade e sem folgas.
Recomendo também a leitura deste artigo do Centro de Manutenção de Equipamentos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
>>> Notebook ‘deu pau’
“Meu notebook ‘deu pau’ e não consigo arranjar um jeito de consertá-lo. Eu estava usando, normalmente, e apareceu uma tela azul dizendo que era para evitar que o PC fosse danificado. Tentei formatá-lo usando o CD que veio de fábrica e um Windows XP normal e ocorre o mesmo problemas em ambos os casos: vem a mensagem ‘houve um erro no c:’. Meu HD é particionado e tenho medo de perder todos os meus trabalhos da faculdade.”
Ali Chams
Ali, o melhor conselho que posso dar é: não tente mais nada, procure uma assistência técnica autorizada pelo fabricante de seu notebook. Eles têm a experiência e as ferraments para resolver o caso. O passo mais importante é garantir a integridade de seus dados. Por isso o técnico precisa abrir seu notebook, remover seu HD e, ligando-o a outro PC, extrair seus dados. Depois ele poderá diagnosticar o que aconteceu com seu sistema. É Provável que seja um problema físico, até mesmo no próprio HD. Mas com essas informações, à distância, não tenho como ter certeza disso.
Outra coisa: depois de recuperar tudo, habitue-se a fazer backup –cópias de segurança - de seus arquivos mais importantes. Assim, seus arquivos estarão salvos mesmo se seu hardware sofrer danos permanentes. Aliás, o tema backup já foi abordado aqui no blog.
Agora é com você, leitor. Os comentários estão abertos para você deixar suas dúvidas sobre qualquer assunto relacionado a tecnologia. Também pode deixar sugestões, dicas e sua opinião sobre o blog. Bom fim de semana a todos.