Depois de alguns anos navegando pela internet, achei que estava na hora de fazer uma retrospectiva da própria, essa ferramenta fantástica através da qual podemos obter ou trocar tantas informações.
A internet foi inspirada, basicamente, no hipertexto criado por Ted Nelson em 1965. Visionário, Ted acreditava na possibilidade de se escrever textos e publicá-los, num formato não linear, para ser lido em qualquer ordem.
Concluímos assim que antes do advento da internet, já utilizávamos esse recurso, através de cds roons e outros programas. Hipertexto consistia, de maneira geral, em links de referências, dentro do próprio texto, que nos levava para outro ponto do texto ou de outra página.
A idéia era tão inovadora e tão simples, ao mesmo tempo, que é usada até hoje, 40 anos depois. Esse projeto de Ted Nelson, recebeu um nome, bem sugestivo, de Xanadu.
Em 1969 surgia a Arpanet (USA), um projeto militar com 4 computadores, interligados à distância, formando uma rede. Sua idéia inicial, era proteger dados sigilosos dos militares.
Quando acessamos um endereço único (URL) de uma Home Page (página), estamos utilizando a interface gráfica da internet, a web, essas páginas são, basicamente, estruturadas em linguagem de marcação, html.
O principal nome, no início da internet, foi o físico e matemático Tim Berners-Lee. Seus pais, também matemáticos, já haviam participado da criação do primeiro computador comercial, MARK I, no início dos anos 50.
Com muita imaginação, assim como Ted, Tim imaginava um protocolo onde todas as coisas estariam conectadas, em todo o mundo. Segundo suas idéias, os neurônios no cérebro, assim como as palavras no dicionário, não possui sentido próprio, são suas conexões entre si que geram o conhecimento.
No princípio, seu projeto chamava-se Enquire, mais tarde passou a se chamar world wide web, uma alusão à espressão matemática (conjunto de nós e links).
O html (Hyper Text Markup Language), foi criado por Tim em homenagem a Ted Nelson, criador do hipertexto, em 1965.
E foi assim em, 1990, Tim criava a base da internet: Web, http, html e url. Assim, em 1990, o projeto militar Arpanet deu lugar ao primeiro provedor, comercial, de conexão discada. Todo o processo funcionava assim: O usuário da rede conectava-se a internet, através de uma conexão via telefone, através dessa conexão, conectava-se a um endereço único (url) para acessar a web (uma homepage qualquer cuja estrutura era constituída, basicamente, por linguagem de marcação, html ),